Santana de Parnaíba comemora 39 anos de tombamento do Centro Histórico

Santana de Parnaíba comemora 39 anos de tombamento do Centro Histórico

Santana de Parnaíba comemora 39 anos de tombamento do Centro Histórico – Foto: Fabiano Martins/Secom

Santana de Parnaíba comemorou, no último dia 13 de Maio, os 39 anos de tombamento do Centro Histórico, que é composto por 209 imóveis do século XVI e foi reconhecido em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT como Patrimônio Histórico do Brasil.

O tombamento é realizado com o objetivo de preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e até afetivo visando manter as características originais. Ainda nesse contexto, haverá também o lançamento do volume 2 da Coleção Museu e Casarão, um livro que, além de divulgar a exposição do Museu Anhanguera e do Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo, pretende dar um panorama geral da arte, arquitetura, história e patrimônio cultural de Santana de Parnaíba.

O volume 1 é resultado da experiência profissional e das investigações da arquiteta e mestre em patrimônio cultural Cecília Valente, servidora pública municipal.

Tanto o primeiro volume, quanto o segundo podem ser utilizados por alunos e professores, bem como por profissionais das áreas de história, arquitetura, e demais interessados e estão disponíveis no Museu Anhanguera e no CEMIC, localizados no Largo da Matriz – Centro Histórico. Mais Informações: 4622-8700

Por Viviane Miranda/Secom
edição final: William De Camargo/Folha Paulistana

Redação

Read Previous

Barueri atrai mais de 6 mil empresas desde o ano passado e segue na contramão da crise

Read Next

AUXÍLIO EMERGENCIAL – Trabalhadores nascidos em junho podem sacar benefício