junho 26, 2023

Jandira/SP – Cuidados e prevenção no combate à Febre Amarela

Em Jandira, a prevenção ao coronavírus é a maior preocupação de todos neste momento de pandemia, mas é necessário manter o alerta para outras doenças. Entre elas, a população deve tomar cuidado com a Febre Amarela.
A doença é causada por um vírus transmitido pelo Aedes Aegypti em áreas urbanas, não tendo transmissão de pessoa para pessoa, mas é fundamental eliminar criadouros do mosquito. Um pouco de água parada é o bastante para sua reprodução. Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água, além de encher pratinhos de vasos com areia até a borda, são algumas das formas de combate ao Aedes Aegypti.

Os sintomas iniciais da febre amarela são:

  • Início súbito de febre;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dores nas costas;
  • Dores no corpo em geral;
  • Náuseas e vômitos;
  • Fadiga e fraqueza.

Vacina contra Febre Amarela

Para manter-se seguro em relação à Febre Amarela, a vacina é a forma mais eficaz, sendo preciso apenas uma dose para proteger a pessoa durante toda a vida.
Em Jandira, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a aplicação das doses em todas as UBSs, durante o ano todo, sendo recomendada aos munícipes de 9 meses a 59 anos de idade.
O município não está situado em área de risco da doença, mas é importante os cuidados e a imunização, já que há cidades em São Paulo e outros estados com circulação do vírus, segundo o Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de manter em dia todas as vacinas, principalmente as crianças.
Texto e foto: Da Secom de Jandira/SP
Edição final: William De Camargo/Folha Paulistana

Read Previous

Barueri faz megaoperação de higienização contra a Covid-19

Read Next

Em Carapicuíba, Prefeitura inicia fase de retomada consciente do comércio

Most Popular