Prefeitura de Barueri inicia sistema mecanizado de coleta de lixo

Prefeitura de Barueri inicia sistema mecanizado de coleta de lixo

Prefeitura de Barueri inicia sistema mecanizado de coleta de lixo

Com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida, garantindo mais agilidade, segurança e higiene à população, a Prefeitura de Barueri iniciou neste mês de dezembro na região central da cidade um moderno sistema de coleta mecanizada de lixo, feito por meio de contêineres. 

O novo sistema vai contribuir para que não haja acúmulo de sacos de lixo em frente às residências à espera da passagem do caminhão de coleta. Isso porque haverá contentores de lixo nas ruas a cada 75 metros em bairros com densidade populacional maior, e a cada 100 metros em bairros menos populosos. 

A coleta manual como vem sendo feita atualmente continuará, até que o novo sistema seja implementado por completo em toda a cidade. Hoje a coleta é realizada três vezes por semana. 

De acordo com a Secretaria de Serviços Municipais (SSM), os contêineres são fabricados em Polietileno de Média ou Alta Densidade (PEAD), com capacidade de mil litros cada um, preparados para acondicionar o lixo orgânico a qualquer hora do dia ou da noite.  

A previsão da SSM e da empresa contratada para o serviço é disponibilizar à população cerca de 4.500 contêineres. Todos os contentores são monitorados com um chip rastreador, o que possibilita sua localização exata de maneira remota.  

Como é feita a nova coleta
Segundo a SSM, dependendo das condições locais, os coletores ou os próprios moradores levam o lixo até os contêineres. Três vezes por semana, caminhões especialmente equipados recolherão o conteúdo de forma mecanizada, e a cada 30 dias haverá higienização dos contêineres.

Prefeitura de Barueri inicia sistema mecanizado de coleta de lixo

Informações da secretaria dão conta também que a coleta é realizada sem o contato humano, por meio do caminhão compactador – veículo que eleva, através de braços mecânicos, o contêiner despejando o lixo em um grande compartimento. Depois o contêiner é recolocado no lugar ficando sempre à disposição da população.  

Contribuição para a coleta eficiente
Para que a coleta seja bem realizada, a SSM orienta a população a não depositar no contêiner entulhos, pneus, aparas de jardinagem, móveis velhos e lixo eletrônico. É importante a contribuição dos moradores no sentido de não mudar os contentores de local e sempre e fechar a tampa do equipamento após o descarte do lixo.  

Limpeza dos contêineres
Segundo a SSM, os contêineres são lavados frequentemente por outro caminhão que se encarrega de realizar a higienização completa, eliminando sujeira, germes e resíduos. Toda a limpeza é feita com água e com a pulverização de enzimas vivas, um produto natural e biodegradável que desmancha as gorduras, glicoses e carboidratos. Dessa forma, não se acumulam os resíduos que geram o mau cheiro. A água utilizada também é tratada e reaproveitada para novo uso.

Por Arleno Marques
Da Redação/Folha Paulistana

Redação

Read Previous

Bolsa Família com NIS 7 | Auxílio emergencial é pago a beneficiários

Read Next

Encontro com animais da equoterapia da SDPD emociona familiares de atendidos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *