junho 26, 2023

Barueri desenvolve ações do Maio Amarelo com o tema “No trânsito, escolha a vida!”

Começou na terça-feira, dia 2, com lançamento na Câmara Municipal, e vai até o dia 31 em diversos locais de Barueri, a campanha “Maio Amarelo” com ações desenvolvidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) baseadas na temática “No trânsito, escolha a vida!”. O órgão segue a proposta do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), resolução nº 980, de 23 de setembro de 2022.

Durante este mês de maio, a Semurb realiza várias formas de chamar a atenção, como a instalação de laços na cor amarela em órgãos públicos, distribuição de material informativo impresso, cartazes e botons, colocação de adesivos em veículos, palestras educativas de trânsito em diversas empresas da cidade e em escolas da rede municipal e particular com agentes do Departamento de Educação para o Trânsito, além de outras ações em conjunto com a CCR Viaoeste.

Com foco voltado aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, a campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade em relação ao alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

De acordo com o relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes de trânsito e mais de 90% das mortes no trânsito acontecem em países de baixa renda.

Em Barueri, a Semurb tem atuado de modo preventivo praticando ações de orientação e fiscalização, buscando sempre a conscientização dos condutores e pedestres. “O movimento Maio Amarelo reflete a preocupação dos órgãos de trânsito na preservação da vida. A expectativa é de que a cada ano seja atingido o objetivo de engajar os setores públicos e privados, bem como a sociedade na mobilização pela segurança viária, promovendo o respeito às leis de trânsito e ao próximo. Fazendo a escolha certa, agindo com responsabilidade, tornamos o trânsito mais seguro”, enfatiza Joyce Fazolin, diretora de educação para o trânsito da Semurb.

Movimento pela segurança
Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, o movimento é organizado pela Secretaria Nacional de Trânsito e, neste ano, mais uma vez, busca conscientizar a população a respeito dos cuidados para poupar vidas. A campanha baseia-se em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas que estabeleceu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Ações
– Terça-feira, dia 9: ação no Ganha Tempo, na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, no Centro.
– Quinta-feira, dia 11: ação conjunta com a CCR e Yamaha, no Espaço Motoboy do Centro, com foco em motociclistas.
– Sexta-feira, dia 12: ação no Parque Shopping, na praça de alimentação. Terá apresentação do Trio de Cordas da Semurb e entrega de panfletos. Evento será alusivo ao Dia das Mães.
– Quinta-feira, dia 25: ação conjunta com a CCR e Departamento de Trânsito de Osasco. Prevista para acontecer na saída da praça de pedágio da rodovia Castello Branco.

Arleno Marques
Crédito das fotos – Emanuel Assis/Semurb

Read Previous

Fatec abre inscrições para o Vestibular do 2º semestre 2023

Read Next

17 de maio: Barueri luta pela causa LGBTQIAPN+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular