Scroll to Top

By REDAÇÃO FOLHA PAULISTANA / Published on terça-feira, 20 jun 2017 09:05 AM / No Comments / 10 views

A Agência Espacial Americana (Nasa) divulgou nesta segunda-feira (19), outros 219 novos candidatos a planeta que foram descobertos pelo telescópio espacial Kepler. Pelo menos dez dos planetas possuem tamanhos parecidos com o da Terra, bem como também suas órbitas são em zonas habitáveis do sol de cada um deles.

Kepler, o telescópio espacial da Nasa procura planetas por toda a nossa galáxia, sendo que quando detecta oscilações no brilho das estrelas, é um alerta para um possível candidato a planeta. Isto ocorre porque quando um planeta passa na frente da estrela para onde o Kepler está apontado, uma pequena mancha/sombra pode ser detectada.

A Nasa informou que já são 4.034 candidatos a planetas na coleta de dados que está sendo feita em seus primeiros quatro anos. Ainda segundo a Nasa, dos 4.034 planetas identificados, pelo menos 2.335 foram confirmados como exoplanetas.

Lista com 219 novos candidatos a planeta descobertos pelo telescópio espacial Kepler é divulgada pela Nasa – Foto: NASA/JPL-Caltech

Mario Perez, que é o cientista do programa Kepler na Divisão de Astrofísica da Nasa, disse que, “o conjunto de dados do Kepler é único, porque somente ele contêm uma população desses análogos da Terra, ou seja, planetas com quase o mesmo tamanho, bem como órbitas que são semelhantes com a da Terra”. Ainda segundo o cientista do programa Kepler, “entender sua frequência na Galáxia vai ajudar no planejamento de futuras missões da Agência Espacial Americana para procurar diretamente outra Terra (planeta semelhante ao nosso).”

Já a pesquisadora do projeto Kepler e principal autora do estudo que resultou no catálogo, afirmou que “esse catálogo, que foi elaborado cuidadosamente, é o fundamento para responder de forma concreta a pergunta que permeia o meio astronômico, ou seja: quantos planetas como a Terra existem na Galáxia Via Láctea?”.

NASA: Dos 4.034 planetas identificados, pelo menos 2.335 foram confirmados como exoplanetas

Com isso o Kepler, cada vez indo mais fundo na escuridão do espaço, continua captando e coletando dados, a fim de desvendar os segredos do Universo, tendo como principal objetivo encontrar planetas parecidos com a Terra.

Por William Camargo/Folha Paulistana