Scroll to Top

Turismo SP: Piracicaba, uma cidade com belas paisagens e atrativos culturais

By REDAÇÃO FOLHA PAULISTANA / Published on sábado, 17 set 2016 10:33 AM / No Comments / 11 views

Turismo SP – Piracicaba possui belezas naturais, culturais e interessantes pontos históricos. Distante 164 quilômetros de São Paulo, é conhecida como a “Capital Mundial do Humor”. A cada ano realiza o tradicional Salão Internacional de Humor com trabalhos em cartum, charge, caricatura e tiras. A cidade oferece atrações para todos os gostos, do turismo rural ao histórico-cultural.

A cidade traz uma curiosidade em seu nome. A palavra, em tupi-guarani, significa “lugar onde o peixe para”. E neste contexto, a iguaria tornou-se a base dos pratos típicos degustados pelos turistas. Na famosa Rua do Porto é possível saborear o tradicional peixe assado no tambor. A cidade ainda ganha destaque na produção de pamonhas e também é conhecida como a “capital nacional da cachaça”.

Atrativos
Um dos seus principais cartões-postais é o Centro Cultural Estação Paulista. O espaço é utilizado para diversas manifestações artísticas e, no parque ao lado, é possível praticar atividades esportivas. Até a década de 1970, o local abrigava a antiga Estação da Cia. Paulista que transportava passageiros até Campinas.

Turismo SP: Piracicaba, uma cidade com belas paisagens e atrativos culturais
Turismo SP: Piracicaba, uma cidade com belas paisagens e atrativos culturais – Foto: Ken Chu/Portal do Governo do Estado de São Paulo

Durante os passeios rurais o visitante pode apreciar belas paisagem de vales, fazendas, canaviais e o rio que dá nome à cidade. No rio Piracicaba, os visitantes podem aproveitar para pescar ou praticar esportes aquáticos. Sobre o mesmo, está localizada a Ponte Pênsil, outro ponto turístico com grande destaque. Já no Elevador Panorâmico, localizado a 24 metros de altura, os visitantes têm uma ampla vista do rio e de toda a região.

Na parte religiosa, Piracicaba possui construções que encantam os turistas. Um bom exemplo é a Catedral de Santo Antônio. A paróquia conserva o centro da vida litúrgica da cidade e foi erguida no mesmo local da antiga Igreja Matriz.

Também muito visitada é a Igreja Sagrado Coração de Jesus, conhecida como “Igreja dos Frades”. Situa-se na movimentada Praça Papa João XXIII e foi inaugurada em 25 de junho de 1965, dia em que é realizada a festa que leva o nome da igreja.

Do Portal do Governo do Estado
Edição final: William Camargo/Folha Paulistana