Scroll to Top

Em Barueri, faltas em consultas médicas sobrecarregam rede de saúde

Por William Camargo / Publicado em01/06/2016 08:33 /

Atualizado em: 01/06/2016 às 08:33

Faltar a uma consulta médica na rede pública sobrecarrega o sistema de saúde. Quem se ausenta tira a oportunidade de outra pessoa se consultar e aumenta a fila de espera, pois ainda vai continuar precisando passar com o médico.

Atualmente de cada 10 consultas médicas marcadas na rede municipal de saúde de Barueri apenas seis realmente são realizadas. As outras quatro não ocorrem porque o paciente falta sem desmarcar previamente.

Estes números revelam que a taxa de absenteísmo (nome que se dá ao ato de se ausentar de onde é necessária a presença) em Barueri é de 40%. Isso também gera ociosidade e até descontentamento nos profissionais da área.

Call center
Quem não puder comparecer a uma consulta médica deve desmarcá-la previamente. A Secretaria de Saúde tem um call center justamente para auxiliar nesta área. Basta ligar no telefone 4349-0600, de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas e realizar o cancelamento prévio.

call center também convoca pacientes inseridos em fila de espera, eliminando em até 90% a necessidade de entregar correspondências de convocação via Correios. Além de reduzir gastos com materiais, este procedimento agiliza o processo que, com a emissão de correspondência, demorava no mínimo 15 dias – com o telefonema do call center o procedimento é agendado e confirmado pelo paciente no mesmo dia.

Algumas especialidades médicas também podem ser agendadas ou remarcadas pelo portal www.barueri.sp.gov.br ou através do APP Barueri.

Da Secom/Barueri
Foto de Capa: B Boy/Free Images
Edição final: Wiliam Camargo/Folha Paulistana